top of page

SHINICHI SUZUKI

Violinista e educador japonês nascido em 1898 em Nagoya, Suzuki começou a aprender sozinho tentando imitar o que ouvia dentro da fábrica de violinos que seu pai tinha. Posteriormente, a convite de um Marquês, partiu para Berlim para estudar com o famoso professor Karl Klinger.

Na Alemanha, Suzuki pôde conviver com pessoas de alto nível intelectual, onde conheceu e se tornou amigo de figuras muito conhecidas como Albert Einsten e também onde conheceu sua esposa, a cantora lírica Waltraud Prange.

Já de volta ao Japão, em 1933, Suzuki surpreendeu seus irmãos com uma afirmação que parecia óbvia para todos... TODAS AS CRIANÇAS NO JAPÃO FALAM JAPONÊS! E, a partir dessa observação, Suzuki começou a pesquisar uma maneira de ensinar e desenvolver habilidades a partir do ensino do violino para crianças pequenas. Naquela época, suas ideias foram consideradas inusitadas, pois normalmente para se aprender a tocar um instrumento, a criança deveria ter por volta de dez anos, saber ler e escrever além do estudo teórico da música. Além disso a maior parte das pessoas acreditavam que o talento musical era algo muito especial que apenas algumas pessoas tinham.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a situação no país era de extrema pobreza e tristeza e nesse ambiente, Suzuki começa a dar aulas para crianças órfãs e começa a aprimorar sua metodologia que ficou conhecida como a “Educação do Talento.

Anos mais tarde, Suzuki, juntamente com alguns alunos, fizeram uma turnê pelos Estados Unidos em 1964. A Turnê foi chamada por alguns de “Impacto Suzuki” pelo fato de causar um despertamento em todo o ensino de música do país. Seus alunos tocavam tão bem que as pessoas se maravilhavam!

O sucesso de sua metodologia atingiu todo o mundo. Alguns dos seus primeiros alunos como Koji Toyoda foram reconhecidos mundialmente e hoje, temos uma enorme quantidade de solistas e músicos de grandes orquestras que iniciaram sua educação musical através do Método Suzuki (como Hilary Hahn, Ray Chen, Julia Fisher, Sarah Chang e  Noah Bendix-Balgley).

Atualmente, existem mais de 8.000 professores treinados pela metodologia Suzuki e mais de 400 mil alunos em todo o mundo!

Suzuki foi um grande exemplo de ser humano, bondoso, educado e muito feliz e com isso, foi nutrindo a “força da vida” como costumava dizer. Ele faleceu aos 99 anos dando aulas em todo o mundo até o fim da sua vida. Ele recebeu vários títulos honorários, foi nomeado Tesouro Nacional Vivo pelo Imperador do Japão e também indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

LEIA MAIS EM NOSSO BLOG
bottom of page