RICARDO SEOUD

Fundador do Centro Suzuki Goiânia, iniciou os seus estudos de violino em Ituiutaba-MG na igreja e no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade.

No ano de 2006, ingressa no curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sendo orientado pelo prof. Dr. Mábio Duarte e após se mudar para Goiânia, transfere seu curso para a Universidade Federal de Goiás (UFG), concluindo o curso tendo como professores de violino, prof. Ms. Othaniel Alcântara e Prof. Ms. Luciano Pontes.

Participou de aulas e masterclasses de violino e regência com professores renomados, dentre eles Fredi Gerling, Alessandro Borgomanero (Itália/Brasil), Daniel Guedes, Ole Bøhn (Noruega), Claudio Cruz, Netanel Draiblate (Israel/USA) entre outros. Entre 2014 e 2018 foi professor e coordenador do curso de violino no Projeto Social Criar e Tocar/UniEvangélica, na cidade de Anápolis-GO, destinado a crianças e adolescentes de baixa renda onde também se encarregou de treinar e habilitar outros alunos para serem professores.

No ano de 2014, começa a se especializar na metodologia Suzuki, se tornando professor registrado na Suzuki Association of Americas (SAA) após participar dos cursos de Filosofia Suzuki e Livros específicos para Violino/Viola, com a Teacher Trainer Prof. Dra. Shinobu Saito. Desde então, vem buscando cada vez mais agregar conhecimento na área Suzuki, tendo cursos com professores renomados como Edward Kreitman (USA) e Marilyn O’Boyle (USA).

Foi professor convidado no 7º Festival de Música de Anápolis-GO e em vários Encontros de Cordas em Ituiutaba-MG.

Como músico profissional, atuou durante 9 anos na Orquestra Sinfônica de Goiânia.